Pages

sábado, 31 de julho de 2010

Literatura Informativa

LITERATURA INFORMATIVA (século XVI)
O objetivo da Literatura Informativa era descrever a terra brasileira. Jesuítas, cronistas e viajantes portugueses produziram no séc. XVI inúmeros textos sobre a terra recém-descoberta. A Literatura de Informação começou com a Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500.
Um dos grandes escritores desse período foi o padre José de Anchieta.Algumas de suas obras:
. Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil( Primeira gramática a língua tupi – 1595);
. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões ( 1554/1594 – publicada em 1933);
.Poemas ( em português, espanhol, tupi e latim);
A literatura informativa tinha como características textos descritivos nacionalistas e o desejo dos portugueses de converterem este novo povo – os índios.
Manifestações literárias desse período:
Literatura informativa.
Literatura catequética.
A primeira manifestação de uma literatura sobre o Brasil foi a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita para o rei de Portugal. O texto era uma descrição sobre as riquezas encontradas na nova terra.

Fragmentos da Carta de Caminha

"Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!"

--Carta de Caminha


"Viu um deles [índios] umas contas de rosário, brancas; acenou que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço. Depois tirou-as e enrolou-as no braço e acenava para a terra e de novo para as contas e para o colar do Capitão, como dizendo que dariam ouro por aquilo. Isso tomávamos nós por assim o desejarmos"

Carta de Caminha


"Parece-me gente de tal inocência que, se homem os entendesse e eles a nós, seriam logo cristãos, porque eles, segundo parece, não têm nem entendem em nenhuma crença"

--Carta de Caminha

"Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar"

--Carta de Caminha


Outros textos de Pe José de Anchieta


"Teme a Deus, juiz tremendo,
que em má hora te socorra,
em Jesus tão só vivendo,
pois deu sua vida morrendo
para que tua morte morra."

--Auto de São Lourenço, Pe José de Anchieta


Não há cousa segura.
Tudo quanto se vê
se vai passando.
A vida não tem dura.
O bem se vai gastando.
Toda criatura
passa voando.

Em Deus, meu criador,
está todo meu bem
e esperança
meu gosto e meu amor
e bem-aventurança.
Quem serve a tal Senhor
não faz mudança.

Contente assim, minha alma,
do doce amor de Deus
toda ferida,
o mundo deixa em calma,
buscando a outra vida,
na qual deseja ser
toda absorvida.

Do pé do sacro monte
meus olhos levantando
ao alto cume,
vi estar aberta a fonte
do verdadeiro lume,
que as trevas do meu peito
todas consume

Correm doces licores
das grandes aberturas
do penedo.
Levantam-se os errores,
levanta-se o degredo
e tira-se a amargura
do fruto azedo!

--Em Deus, meu criador, José de Anchieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário