Pages

sábado, 25 de setembro de 2010

Barroco

Barroco no Brasil

Características do movimento na literatura

O Barroco deu inicio com a publicação do poema épico “Prosopopéia”, de Bento Teixeira, em 1601, e termina com a publicação das “ Obras poéticas” do escritor Claudio Manoel da Costa e fundação da Arcádia Ultramarina , movimento poético- literário que dá inicio ao Arcadismo , em 1769.

Contexto Histórico

O Barroco brasileiro ocorre tardiamente, entre os séculos 17 e 18. Segue os modelos ibéricos e há grande influência espanhola, pois o Barroco começou em Portugal durante a União Ibérica. Sofre também forte influência da Contra-Reforma, movimento com que a Igreja católica buscou restaurar o poder político e social que perdeu durante o Renascimento.

Contexto Cultural

O Barroco é, fundamentalmente, uma expressão do conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade "medieval", entre a razão e a fé, entre o material e o espiritual.

Características do estilo

A evasão ao conflito existencial enunciado no item anterior foi buscada através de uma valorização exagerada da forma, que resultou numa literatura marcada pelo rebuscamento da linguagem, sobrecarregando o texto com figuras de estilo, como a metáfora, a alegoria, a hipérbole e a antítese. O dualismo barroco coloca em contraste a matéria e o espírito, o bem e o mal, Deus e o diabo, céu e terra, pureza e pecado, a alegria e a tristeza , a vida e a morte.
A arte é identificada com a engenhosidade do artista que pode se dar no nível da forma (Cultismo) ou do conteúdo (conceptismo) .
A idéia de que o tempo consome tudo e leva consigo, e que conduz irrevogavelmente a morte, reafirma os ideais de humildade e desvalorização dos bens materiais, ou seja, sem apego aos bens materiais.
Gosto pela grandiosidade: característica comum expressa com o auxilio de hipérboles, ou seja exageros, figura de linguagem que consiste em aumentar exageradamente algo a que se estar referindo.
Os principais autores desse período foram Gregório de Matos (1623 – 1696) e Pe Antonio Viera ( 1608 1697)

Nenhum comentário:

Postar um comentário